terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A bebida alcoólica e seus prejuízos na vida do homem

Por: Clébio Lemos
A bebida alcoólica é considerada uma droga lícita, porém quando ingerida em excesso devasta famílias, destrói lares e inclusive é uma porta de entrada para outros tipos de drogas. Uma pessoa que se entrega à bebida alcoólica perde a sensibilidade, o amor pelas coisas boas da vida e deixa tudo para viver apenas alimentando o vício. Quando se fala em deixar tudo é tudo mesmo: deixa o lar, as responsabilidades diárias, os filhos passam a ser negligenciados, abandonados e até maltratados, por quem deveria dar amor, carinho, atenção, proteção e educação. 

A realidade da cidade de Itapetinga é que muitos jovens estão cada dia mais cedo se enveredando neste submundo do consumo de bebida alcoólica e consequentemente afogando-se nas drogas. Quem anda nas ruas de Itapetinga pode constatar o que estou descrevendo, são jovens fazendo uso de drogas ao ar livre, consumindo bebidas alcoólicas e fazendo muitos furtos, principalmente de celulares. A Praça Dairy Walley às sextas-feiras tem se tornado um verdadeiro reduto de encontro de jovens para fazer uso de bebidas alcoólicas. Aos sábados e domingos o Parque Poliesportivo da Lagoa também se transforma em um ponto de encontro entre os jovens, alguns vão para se divertir, conhecer novas pessoas e namorar, entretanto, há aqueles que vão com a intenção de consumir bebidas alcoólicas e fazer uso de drogas (cocaína e maconha), tirando a tranquilidade do Parque. Esse problema que só aumenta, tem que ser combatido pelos órgãos de segurança pública do município. Se um adolescente está vendendo droga, alguém forneceu, logo, faz-se necessário apreender o adolescente para que seja averiguada a situação e tomada às providências cabíveis para prender o aliciador. Se um adolescente está consumindo bebida alcoólica em um bar, quem tem que ser conduzido é o dono do bar ou quem forneceu a bebida, não o adolescente, salvo se o mesmo estiver cometendo algum ato infracional. Veja o que diz o artigo 81 e 243 da Lei 8.069/90: 
Art. 81. É Proibida a venda à criança ou ao adolescente de: 
II - bebidas alcoólicas; 
Art. 243. Vender, fornecer ainda que gratuitamente, ministrar ou entregar, de qualquer forma, a criança ou adolescente, sem justa causa, produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica, ainda que por utilização indevida: 
Pena - detenção de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa, se o fato não constitui crime mais grave. 
Alguns agentes de segurança pública não têm total conhecimento da Lei 8.069/90, quando fazem batidas policiais em locais estratégicos (bares, clubes, shows etc...) e encontram adolescentes consumindo bebida alcoólica, eles simplesmente conduzem o adolescente até a repartição policial, mas não conduzem quem vendeu e/ou forneceu a bebida alcoólica. A pessoa que vende ou fornece a bebida alcoólica à criança e/ou adolescente tem que ser presa, pois está cometendo um crime segundo o artigo 243 da Lei 8.069/90. A Lei tem que ser aplicada e a falta de punição para quem deixa de cumpri-la têm deixado a população inconformada. Se o dono do estabelecimento que vendeu a bebida alcoólica à criança e ao adolescente não sofrer nenhuma punição, ele continuará vendendo e lucrando com o sofrimento alheio. Quantos pais têm sofrido com os filhos que começaram a ingerir bebida alcoólica ainda na adolescência e hoje depois de adultos vivem sofrendo, não conseguiram nada do que os pais planejaram para eles, o camarada não estudou, não aprendeu uma boa profissão, não conseguiu a casa própria, consequentemente não constituiu uma família estruturada e virou escravo da “branquinha”, sendo encontrado debaixo de pontes, nas praças mendigando e jogado nas ruas como um lixo humano. 
Conheçam algumas doenças causadas pelo consumo de bebida alcoólica: 

· Cirrose hepática 

· Dependência de álcool 

· Doenças cerebrovasculares 

· Neoplasias de lábio, cavidade oral, faringe, laringe, esôfago e fígado. 

· Gastrite 

· Varizes esofagianas 

· Pancreatite aguda crônica 

· Diabetes mellitus 

· Tuberculose 

· Pneumonia e influenza 

· Risco de coma alcóolico 

· Síndrome de Abstinência Alcoólica (Delirium Tremens) 

· Síndrome de Wernicke-Korsakoff 

· O abuso de álcool determina mortalidade precoce. Na Suécia, perto de 25% dos óbitos de menores de 50 anos foram atribuídos ao álcool. 
Todos sabem dos prejuízos que a bebida alcoólica traz à saúde do indivíduo, por isso a importância de ensinar a criança e orientar o adolescente sobre o assunto, para que cresçam adultos saudáveis, longe dos vícios. Se você tem algum parente viciado em bebida alcoólica não o despreze, procure ajudá-lo, pois quanto mais ele é desprezado ele irá se sentir inútil e nunca conseguirá sair do fundo do poço. 

PROCURE A AJUDA DOS ALCOÓLICOS ANÔNIMOS. 
Clébio Lemos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário