domingo, 8 de maio de 2011

PREVE - PAZ NAS ESCOLAS DE ITAPETINGA

O PREVE é o PROGRAMA DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA E O USO DE DROGAS NAS ESCOLAS,  ESTÁ SENDO APLICADO NO CAIC PAULO HAGGE, NORALICE GUSMÃO E OUTRAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO.
O Programa foi estruturado a partir de situações advindas de escolas em situações de risco, tanto com problemas como Bulling, violência, aliciamento sexual de alunos, tanto para o sexo quanto para o uso de drogas, indisciplina excessiva, entre outros problemas. Esses fatores  geram na Comunidade Escolar (professores, funcionários, pais e alunos) uma insegurança e temor no desempenho de suas atividades.
A aplicação do PREVE é focada de dentro para fora, com a imediata exclusão dos agentes externos, aliciadores que ficam nas portas esperando alunos (amigoª de comportamento duvidoso e outros aliciadores).
No ambiente interno as orientações dos alunos são focadas tanto na disciplina, postura e orientações quanto ao envolvimento com as drogas e seus usuários.
É comum observar na porta das escolas de Itapetinga pessoas fumando na área, veículos parados esperando alunas, gangues e usuários de drogas nas esquinas e alunos consumindo bebida alcoólica e matando aula em barzinhos, porém, nas escolas onde o PREVE está sendo aplicado essas situações tornaram-se inexistentes. A aplicação do Projeto implica a imposição de regras:
- Proibição de se ausentar da escola no horário de aula.
- Proibição de elementos externos no entorno de 100 metros da instituição.
- Proibição de cigarros e bebidas alcoólicas na área externa.
- Proibição de comportamentos indevidos na área escolar.
O Programa tornou-se rapidamente um dos mais práticos e efetivos projetos de prevenção a violência e ao uso de drogas aplicado em instituições escolares do estado. Dirigentes escolares de várias cidades da região têm buscado conhecer o Programa e a aplicabilidade do mesmo em suas instituições.
O projeto é gerido em Itapetinga pela Secretaria de Educação do Município, atualmente está sendo aplicado no Colégio Noralice Gusmão, CAIC – Paulo Hagge e Colégio José Otávio Curvelo.
Os INSPETORES do PREVE entre suas qualificações, devem ter OBRIGATORIAMENTE  os Cursos de: Técnico em Segurança Pública, Gerenciamento de Crises, Prevenção ao Uso de Drogas, Prevenção à Violência e Formação de Formadores e a Graduação em Pedagogia ou Psicologia.
Contatos com a Coordenação do Projeto: (77) 8825-0577

Fonte: Itapetinga Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário